A indústria têxtil é considerada uma das indústrias de maior intensidade química do mundo. Diversos tipos de substâncias são usadas para alcançar os efeitos e as funcionalidades desejadas em produtos têxteis.
Em 2011, uma iniciativa formada por grandes marcas assumiu o compromisso de abandonar o uso de produtos químicos em itens de vestuário. A composição desse grupo é bastante impactante, pois é formado por nomes da moda e varejistas mundialmente reconhecidos.
Sob a sigla ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals), o Programa de Descarte Zero de Produtos Químicos Perigosos abrange diversos produtos químicos e formulações utilizados na indústria têxtil. Dentre as substâncias que devem ser banidas, encontram-se ftalatos, metais pesados, fenóis, entre outros, considerados tóxicos e prejudiciais ao meio-ambiente, capazes de oferecer riscos aos trabalhadores e aos consumidores finais.
Seguindo a tendência de minimizar o impacto ambiental e buscando garantir segurança e conformidade em seus processos de produção, a Gênesis e outras diversas fábricas adotaram como prática fazer a gestão desses produtos químicos e resíduos. E, consequentemente, trabalhar com clareza e transparência na divulgação de informações.
Estamos juntos lutando por um futuro melhor para as próximas gerações.