28/01/2013

2013, o ano da impressão digital?

Novidades

Com a chegada de um novo ano, as expectativas sempre são as melhores. Principalmente com a economia do nosso país em crescimento e o mundo como conhecíamos, sofrendo constantes mudanças. Os americanos passaram por série crise financeira. Os europeus continuam em situação complicada. A bola da vez, hoje, são os asiáticos e os países emergentes. O Brasil, felizmente, está nesta lista. Crescimento de mercado, investimentos em infra-estrutura, política renovada, inovações tecnológicas, preparativos para copa do mundo, olimpíadas e diversos festivais de música. Temos tudo para fazer de 2013 um grande ano.

O mercado de comunicação visual e a indústria de brindes serão muito beneficiados. Produtos, substratos e equipamentos importados passaram a fazer parte de nossa realidade e com isso a impressão digital veio crescendo cada vez mais. Com mais dinheiro, compramos mais. Comprando mais, as marcas investem mais em comunicação. Com mais serviços, os bureaus consomem mais tintas, substratos e insumos. E o mercado cresce e fica mais exigente. Ponto positivo para todos aqueles que acompanharem essa evolução. Esse fato é comprovado claramente pelo que foi visto nas feiras de negócios em 2012, nacionais e internacionais, onde a impressão digital tornou-se o grande destaque e onde os fabricantes e distribuidores de tintas, insumos e equipamentos direcionaram seus investimentos.

A Gênesis e a Gênesis Global criaram um novo departamento digital, com a produção de tintas digitais e insumos à base de solvente, a contratação de uma nova equipe comercial, a criação de um novo departamento técnico, um centro de treinamento equipado e a intensificação de importação das tintas digitais sublimáticas, o mercado que mais cresceu para a Gênesis neste ano e com grandes expectativas para 2013. Neste segmento de sublimação, realizamos grandes parcerias. Passamos a ser distribuidores dos equipamentos da Xerox e tivemos um ótimo feedback dos clientes, que ficaram muito satisfeitos com a qualidade das impressoras e o fluxo de trabalho que conseguiram administrar. Além disso, passamos a oferecer soluções completas com a comercialização de acessórios, peças, softwares, manutenção e atendimento técnico, frutos de parcerias com a Wasatch, Pantone, Epson e Corel.

Os nossos distribuidores também passaram a enxergar o mercado digital com outros olhos. A consequência disso será um ano de 2013 com muito trabalho pela frente. E a sublimação digital em alta.

E o mercado serigráfico? Vai muito bem. Apesar de muitas empresas terem investido na sublimação digital por causa da grande variedade de tecidos sintéticos disponíveis no mercado e as facilidades que ela proporciona, as estamparias ainda continuarão a passar muito rodinho na tela. A serigrafia têxtil sempre será um trabalho mais técnico e artístico. Isso nunca vai mudar. Analisando comercialmente, um processo mais viável para atender grandes produções que a impressão digital ainda não está capacitada.

A impressão digital direta em algodão, por exemplo, é uma ótima alternativa e com muito futuro pela frente, mas ainda é um processo caro comparado com a serigrafia tradicional. Nos tecidos de algodão, a tendência para 2013 provavelmente continuará com estampas leves e sem toque com tintas base água. Mas o mercado da moda é muito dinâmico e está sempre em busca de novidades, novos efeitos, novas combinações de cores, novos tecidos, enfim, um dinamismo que só a serigrafia pode proporcionar.

Mas além da serigrafia têxtil, temos a serigrafia industrial. Esse sim, um mercado bastante promissor para os próximos anos. Se a indústria cresce, todos crescem juntos. A tecnologia UV cada vez mais presente nas grandes indústrias proporciona qualidade e agilidade sem agredir o meio ambiente. Os processos de impressão rotativos cada vez mais automatizados buscam sempre produtos de maior qualidade. E por isso a Gênesis Global realizou outra importante parceria em 2012, passando a ser distribuidora da Ulano, empresa americana com mais de 75 anos de tradição, fabricante de emulsões e químicos auxiliares para preparação e recuperação de matrizes serigráficas. São produtos altamente tecnológicos para atender o mercado brasileiro que está cada vez mais profissional e exigente. Essa nova linha de produtos engloba emulsões fotopolímeras e dupla-cura para aplicações têxteis, industriais, vidro, cerâmica, entre outras.

Para a Gênesis e Gênesis Global, 2013 será um ano de novos investimentos na linha digital, tanto na parte comercial e técnica como no setor produtivo, nunca deixando de lado a serigrafia, o principal negócio de nossa empresa. Sabendo administrar uma interação entre esses dois caminhos, conseguiremos manter o nosso objetivo: foco na qualidade total de produtos e atendimento, buscando sempre a satisfação de nossos clientes. Com isso em prática, esperamos colher os frutos que semeamos em 2012, pois o trabalho vem sendo feito com muito cuidado e dedicação.

Então respondendo se 2013 será o ano da impressão digital, acreditamos que sim.

Leonardo Ishii, gerente de marketing da Gênesis e Gênesis Global

(Texto publicado no Anuário 2013 Comunicação Visual e Serigrafia da BTS Informa Group)

 

Publicado por Gênesis
  • Busca no Blog
  • Posts em Destaque
  • Categorias
  • Tags